Aprender Português

Falar uma língua é ver o mundo com as cores de quem a usa.

Páginas

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Presente do Indicativo


O presente do indicativo usa-se para exprimir:

A. Um facto que acontece no momento em que se fala (Hoje está frio);

B. A constatação de um facto (O João aprende sueco);

C. Um hábito (Eu acordo sempre cedo);

D. Uma ação habitual (costumar+infinitivo do verbo principal – eu costumo almoçar na cantina);

E. Uma ação a decorrer no momento presente (estar a+infinitivo do verbo principal – agora estou a comer)E. Uma ação a decorrer no momento presente (estar a+infinitivo do verbo principal – agora estou a comer);
F. Exprimir uma ação no futuro próximo (presente+adverbiais de tempo – Depois de amanhã eu vou ao cinema e presente do verbo ir+infinitivo do verbo principal – Na semana que vem nós vamos visitar o Pedro).


Sem comentários:

Enviar um comentário