Aprender Português

Falar uma língua é ver o mundo com as cores de quem a usa.

Páginas

terça-feira, 7 de maio de 2013

Os Tempos Verbais

Completa os verbos das frases que se seguem no presente do modo indicativo.
1. Nós ______________ (falar) português.
2. Tu ___________ (gostar) de vender as tuas coisas.
3. O Pedro e o Miguel ___________________ (conhecer-se).
4. Os professores ______________ (proibir) o uso de fisgas na escola.
5. A Rita ____________ (comer) muitos bolos.
6. Vocês __________ (dividir) os cromos entre amigos.
7. Ela _______________ (costumar) sair aos sábados.
8. Tu _______________ (correr) imenso todos os dias.
9. Nós ________________ (partir) de casa antes de vocês.
10. Nós ___________ (saltar) à corda nos intervalos das aulas.
11. Eu _____________ (aparecer) muitas vezes em tua casa.
12. Tu _____________ (merecer) uma boa recompensa.
Verbos irregulares
13. Ele ____________ (ser) bem simpático.
14. Eu ____________ (estar) entusiasmado com a tua ideia.
15. Tu ____________ (ter) de me explicar melhor a tua ideia.
16. Nós ___________ (fazer) o melhor que _____________ (saber).
17. Vós _________ (ir) ao cinema este sábado?
18. A Teresa ______________ (ouvir) sempre a verdade.

Preenche os espaços colocando os verbos no pretérito imperfeito do modo indicativo.
1. Foi nesse momento que tu ______________ (perceber) que eles _____________ (estar) a mentir.
2. Nós ___________ (decidir) arrumar a casa enquanto as crianças ______________ (dormir).
3. Quando os nossos vizinhos ______________ (chegar) a casa, alguém _________________ (andar) no jardim.
4. Na última semana, nós _______________ (encontrar) a solução que _______________ (procurar) desde o primeiro dia.
5. No dia em que eu ____________ (ir) visitá-lo, ele ainda não ______________ (saber) o que fazer.
6. Tu ____________ (ler) aquele livro que o nosso professor ____________ (sugerir) sempre?
7. O Manuel ___________ (gostar) de pregar partidas aos amigos.
8. Tu _________________(escrever) um bilhete à Dália, onde a ____________ (convidar) para ir ao cinema?
9. Nós ____________(comprar) pequenas coisas que __________(escolher) com cuidado e ____________ (oferecer) como recordação aos nossos familiares.
10. Quando __________ (partir) já ___________ (deixar) espaço nas malas para as compras.
11. Eu _____________ (gostar) de experimentar novos sabores.
12. No Carnaval, tu ______________ (costumar) pregar partidas a toda a gente.
13. Em pequeninos, vocês _____________ (cair) constantemente.
Verbos irregulares
14. Quando tu ____________ (ter) seis anos, _____________ (ser) muito endiabrado. _____________ (fazer) trinta por uma linha.
16. Todos os dias __________ (ouvir) ralhetes e muitas vezes _________ (estar) de castigo, mas __________ (dizer) que não te ___________ (importar).
17. Nós __________ (fazer) de conta que ___________ (estar) zangados, mas ___________ (ter) dificuldades em não rir. ___________ (ir) longe de ti e ____________ (ouvir) as tuas reclamações.
18. Nós __________ (dizer) que ___________ (ser) severos, mas __________ (saber) que só a muito custo.
Coloca os verbos entre parêntesis no pretérito perfeito do modo indicativo.
1. Eles _____________ (comer) tudo.
2. Tu ______________ (partir) o copo.
3. Nós ___________________ (andar) dois quilómetros ontem à tarde.
4. Esta manhã, eu _________________-me (lembrar) que eram os teus anos e ___________ -te (telefonar).
5. Quando tu ______________(atender) o telefone e ___________ (falar), eu ___________-te (achar) estranho: depois ______________ (perceber) que te tinha acordado.
6. A Filipa _____________ (insistir) em comprar-te um presente que nós __________ (ver) na loja da esquina.
Verbos irregulares
7. A Dália ____________ (ouvir) um noticiário especial, ontem à noite. Tu também ____________ (ouvir)?
8. Os meus pais _____________ (dizer) que eu ___________ (fazer) bem em não ter visto porque as imagens ____________ (ser) muito impressionantes.
9. Nós ___________ (ir) à Feira Popular no sábado à noite, mas os nossos filhos não __________ (querer) ir.
10. ___________ (ser) bem patetas porque nos ___________ (divertir) imenso.
11. Ontem, vós ___________ (fazer) a radiografia? _________ (obter) logo os resultados.

Preenche os espaços com o pretérito mais-que-perfeito do modo indicativo dos verbos indicados.
1. Ela trouxe um lindo vestido azul, mas eu já ____________ (escolher) o vermelho.
2. O nosso amigo quis fazer-nos uma surpresa, levando-nos ao teatro. No entanto, tu já ________________ (assistir) à peça.
3. Nós _______________ (estar) na sala uns minutos antes de nós chegarmos.
4. Ela concordou que nós _________________ (ser) sinceros desde o início.
5. O teu irmão sabia que tu não ______________ (dar) muita importância ao assunto.
6. Eles perguntaram-me por que razão eu não _______________ (ver) o filme.
7. Eu ________________ (ouvir) tudo o que ele _________________ (dizer).
8. Nós ____________ (estudar) mais para o primeiro teste.
9. Ele já ____________ (partir) há mais de uma hora quando tu telefonaste.
10. Eu ______________ (escrever) tudo o que ele __________ (comentar), por isso, não teve dúvidas quando surgiu a discussão.
11. Eles _____________ (sugerir) que saíssemos antes de acabar, não _____________ (ser) estarmos, porque a viagem ia ser longa.
12. Não ____________ (obedecer) ao teu trabalho, não __________ (ser) estarmos tão entusiasmada com o espetáculo!
Verbos irregulares
13. Nós ___________ (ser) os primeiros a entrar na sala.
14. Quando nos vimos chegar, já ____________ (ouvir) o primeiros cantores.
15. Tu ____________ (dizer) que não se atrasariam mas, pelos vistos, _____________ (enganar-se). __________-se (ter) algum problema?
16. Eu __________ (estar) lá fora à vossa espera, mas depois não ____________ (querer) perder o início do espetáculo.
17. O João, que nunca ___________ (ir) àquele tipo e espetáculo, gostou imenso.
18. Nós ___________ (fazer) questão de comprar uns bons bilhetes e realmente ___________ (valer) a pena!
Completa os espaços com o futuro do modo indicativo dos verbos indicados.
1. Amanhã, eles _______________ (conseguir) reservar os lugares?
2. Tu _____________ (querer) sair connosco?
3. Nós ___________________ (viajar) com os teus primos.
4. Eu ________________ (visitar) os teus pais em Londres.
5. Ele ________________ (ouvir) o que tens para lhe dizer.
6. Vós ______________ (dizer) toda a verdade?
7. Daqui a uns meses ___________ (mudar) de casa.
8. Quanto tempo eu _______________ (demorar) a chegar?
9. __________ (ser) que ele vem?
10. __________ (ir) o mais cedo possível que puder.
11. Nós _____________ (escrever) muitas vezes a contar a viagem. Tenho a certeza de que eu ____________ (partir) triste por vos deixar e __________ (andar) sempre com as vossas fotografias na carteira.
12. Esta tarde, tu ___________ (acabar) o teu trabalho de Matemática, não é? Depois ____________ (telefonar) ao teu colega comparar os resultados.
Verbos irregulares
13. Tu ___________ (ser) capaz de fazer isto? Eu _____________ (ter) o maior prazer em te ajudar.
14. Nós ____________ (dizer) que fizemos o trabalho em conjunto e ___________ (estar) descansados.
15. Eles __________ (fazer) os possíveis por não errar e ____________ (ir) até trabalhar no fim-de-semana.
16. O júri, no fim, _______________ (ouvir) as explicações de todos e ___________ (decidir).
17. Os melhores ____________ (ser) os escolhidos e ___________ (ter) um óptimo prémio! ____________ (ser) nós!

Coloca os verbos que se seguem no tempo do condicional.
1. Ela ______________ (ser) mais simpática, se se risse mais….
2. Eu ______________ (estar) menos preocupada, se soubesse que a situação não era urgente.
3. Se tu tivesses mais cuidado, ______________ (correr) melhor.
4. Eu ____________ (dizer) que isso ao me parece muito acertado!
5. Vocês _____________ (ir) à minha festa, se eu vos convidasse?
6. Eles _______________ (ter) mais dinheiro, se economizassem mais!
7. Eu ____________ (estudar) bastante se gostasse da matéria.
8. Nós ______________ (correr), se andássemos a treinar há mais tempo.
9. Vocês ______________ (oferecer) dinheiro para o peditório?
10. Tu ______________ (fazer) telas bonitas, se comprasses mais óleos.
11. Eu ____________ (trabalhar) bastante, se gostasse do que faço.
Completa os espaços conjugando os verbos no presente do modo conjuntivo.
1. Quero que tu me ___________ (chamar) se precisares de ajuda.
2. Embora eu não ____________ (gostar) de futebol, reconheço que é um desporto interessante.
3. Para aprenderem, é preciso que _____________ (perceber) bem.
4. Talvez nós não ____________ (acreditar), mas é verdade!
5. Espero que o meu irmão me ___________ (oferecer) o meu disco preferido.
6. É possível que o Francisco _____________ (assistir) à tua festa.
7. Oxalá vós não _____________ (precisar) de ajuda.
Verbos irregulares
8. Por mais que tu ____________ (dizer) não posso acreditar.
9. Espero que vocês __________ (ser) corajosos!
10. Oxalá nós ______________ (estar) certos!
11. Espero que todos os alunos ______________ (ir) ao cinema.
12. É preciso que eles _______________ (fazer) um esforço maior.
13. É bom que nós ________________ (ouvir) as notícias.
14. Não é que eu _____________ (estar) com febre, mas não me sinto nada bem.
Preenche os espaços colocando os verbos no pretérito imperfeito do modo conjuntivo.
1. Se a Filipa ________________ (chegar) podíamos sair.
2. Se tu ______________ (conseguir) pintar bem, seria uma surpresa.
3. Se eles me ______________ (arranjar) a bicicleta ia dar uma volta.
4. Caso vocês ______________ (decidir) vir, avisavam-me.
5. Talvez tu ________________ (dever) dar-lhe uma explicação.
6. Se ele ________________ (comer) menos, ficará mais magro.
7. Pensava que tu _______________ (partir) mais cedo!
Verbos irregulares
8. Se eu ____________ (estar) doente, não podia sair.
9. Gostávamos que tu ____________ (dizer) o que queres fazer.
10. Se nós _____________ (ir) a França, tínhamos de ir a Paris.
11. Pensava que tu _____________ (ter) mais irmãos…
12. Se tu ___________ (querer), eu ia contigo.
13. Se nós _________________ (ouvir) boa música, seríamos mais ricos.
14. Se ela ______________ (vir), levava-a ao cinema.
15. Se tu _____________ (provir) de uma família nobre, terias sangue azul.
16. Se tu ____________ (ir) de camioneta, apanharias uma “seca”.
Preenche os espaços com os verbos no futuro do conjuntivo.
1. ____________ (ir) em paz, meus amigos! Eu trato de tudo.
2. Quando tu ______________ (provar) o bacalhau, não vais querer outra coisa!
3. Se nós ______________ (correr) ainda chegamos a tempo.
4. Quando eles ______________ (partir), irão com a consciência tranquila.
5. Quando ele _____________ (fazer) os trabalhos de casa, vamos passear.
Coloca os verbos entre parêntesis do modo imperativo.
1. Não te ___________ (sentar) aí!
2. _________________ (ajudar-vos) uns aos outros.
3. Tu não _______________ (falar) alto, que me estás a irritar.
4. ___________ (saltar) daí.
5. Não peças, ____________ (mandar)!
6. Não ______________ (descer) por aí!
7. _________________ (comer) tudo!
8. ________________ (calar-se).
9. _________________ (lavar) bem os dentes!

Sem comentários:

Enviar um comentário