Aprender Português

Falar uma língua é ver o mundo com as cores de quem a usa.

Páginas

sexta-feira, 27 de maio de 2011


LENDA Da FUNDAÇÃO DE KIEV 482 d.C.


     Era uma vez uma família real de três irmãos. O primeiro chamava-se Kyi, o segundo Shchek e o terceiro Khoryv e tinham uma linda irmã chamada Lybid. Eles tinham perdido seu pai e sua mãe perante os invasores do leste e foram procurar um lugar para fazer uma nova casa.

Quando chegaram junto do belo e azul rio Dnipro, avistaram sete colinas verdes e majestosas, cobertas de árvores kashtan (castanheiros) e flores.  Kyi escolheu este lugar para sua nova casa. Os irmãos construíram um barco e navegaram então através do largo e poderoso rio Dnipro, em direção a um elevado e verde banco no lado ocidental do rio. Mas que nome deveriam dar  à  nova metrópole? Os irmãos e a irmã de Kyi decidiram chamar a nova cidade de Kyiv (Kiev), em homenagem ao seu forte e bravo irmão mais velho, Kniaz Kyi (líder da tribo). Foi assim que a cidade de Kiev foi fundada, no último fim de semana de maio, na primavera do ano de 482 d.C.

Kyi governou na colina hoje chamada de Borychev. Shchek estabeleceu-se na colina hoje chamada de Shchekovytsa. Khoryv fixou-se na terceira que depois foi chamada de Khorevytsa.  O nome da  irmã  foi dado ao rio que corria ali perto – Lybid. E foi assim que nasceu a grande cidade de Kiev, há mais de 1.500 anos.

     Antigamente esta era a terra dos Trypilians, dos Cimmerianos, dos Citas, dos Sarmatas, dos Alanos, dos Antae, dos Roxolanianos e das lendárias mulheres amazonas. O antigo historiador grego Heródoto, o " Pai da História " escreveu que o próprio Hércules havia encontrado esse lugar. Segundo a lenda era aqui o lugar, a colina Starokievska, aonde o apóstolo Santo André, séculos antes veio como missionário para a Cítia. Ele tinha levantado uma cruz nas colinas de Kiev e havia predito que um dia uma grande cidade ali surgiria com muitas igrejas para glória de Deus e assim a profecia se cumpriu. Grande número de comerciantes e artesãos de longe reuniram-se ao longo do Dnipro e estabeleceram-se na Podol, a cidade baixa, que transformou-se no centro de comércio. Kiev cresceu lentamente ao longo dos séculos até tornar-se a grande, majestosa e real Cidade de Kiev.

     Foi em 988 d.C., cinco séculos após a fundação, que o kniaz Volodymyr, o Grande, cristianizou sua nação eslava o povo ucraniano da Rus’- Ucrânia. Foi aqui, onde a larga rua Khreshchatik ainda marca o lugar, que os povos desceram das colinas para o rio Dnipro para serem batizados na fé cristã por sacerdotes gregos de Constantinopla a capital do Império Bizantino.

     O kniaz Volodymyr construiu a igreja Desyatynna, e em 1036 seu filho, kniaz Yaroslav, construiu a catedral de Santa Sofia (igreja da sagrada sabedoria) como uma irmã da famosa Hagia Sophia de Constantinopla. Santa Sofia em Kiev transformou-se na igreja mãe da Ucrânia, e por mil anos a imortal parede de mosaicos dourados da virgem Oranta olhou por Kiev. A invasão de mongol de 1240 e muito desde então não destruíram esta " invencível parede " de Kiev. São Miguel Arcanjo protegeu este resquício dos gloriosos e dourados dias de Kiev .

      

                                                                                Catedral de Santa Sofia

     Foi no ano de 1187 que, pela primeira vez na História, os cronistas  mencionam o novo nome Ucrânia em vez do antigo nome "Rus".


     Séculos mais tarde, em 1492, os cossacos da Ucrânia, os famosos Zaporozhians, entraram na história como defensores da igreja cristã e da nação ucraniana perante os invasores tártaros, poloneses, turcos e russos. E como disse o grande  poeta Taras Shevchenko,  em O Sonho: "o primeiro (Tsar Pedro I) submeteu o meu querido país, a segunda (Catarina II) deu o sopro final. (...)  a Ucrânia ressurgiu agora para o mundo na família das nações livres." E esta cidade de Kiev, a capital do antigo Reino de "Rus" que é uma das mais belas cidades do mundo atual, tornou-se na grande e democrática capital coberta de ouro de uma Ucrânia livre e independente.
     Em 1982 a cidade de Kiev comemorou seu 1500 º aniversário, porém nós sabemos que a cidade já existia muito tempo antes disso. A versão original da crónica da fundação de Kiev na Povist vremennykh lit encontra-se nos parágrafos 1 a 5. Os arqueólogos encontraram relíquias da idade de pedra (fim do período paleolítico) mas a moradia  mais antiga de Kyiv é do século 25 A.C., cerca de 4.500 anos atrás, assim Kyiv já era habitada  muito tempo antes do kniaz Kyi. Entretanto, de acordo com alguns historiadores, o kniaz Kyi  era um personagem real que governou os Polianianos e viveu no século V d.C.

     A forma inglesa do nome Kiev, baseado no ucraniano antigo, remonta há  já muitos séculos, enquanto o nome moderno é soletrado em ucraniano como Kyiv (pronuncia-se Quêi iu). O governo da Ucrânia incentiva o uso da forma Kyiv através das  agências do governo, mas Kiev é ainda a forma comum para o inglês falado hoje no mundo.
     O noroeste da Ucrânia, incluindo Kiev, é a terra natal original de todos os povos eslavos, assim Kiev talvez represente a mais antiga cidade eslava. As tribos eslavas que viviam no território da atual Ucrânia e que são provavelmente os ancestrais da nação ucraniana incluem os Polianianos, o Drehovicianos, os Siverianos, o Drevlianianos, o Volynianos, o Dulibianos e o Ulichianos. O noroeste da Ucrania é considerada também, por muitos estudiosos, como o local de nascimento dos povos ou línguas Indo-Européias. As árvores de Kashtan são as árvores da castanha pelo qual Kiev é famoso na primavera. O rio Lybid que corre através de Kiev até ao Dnipro recebeu esse nome em homenagem à irmã de Kyi. Santo André é o santo padroeiro da Ucrânia.

                                                                                Igreja de São André

      São Miguel Arcanjo é o santo padroeiro da cidade de Kiev.

     O kniaz Volodymyr é conhecido às vezes como "Velykyy Kniaz" que em ucraniano é frequentemente traduzido como Grande Príncipe. Assim, Kniaz um cognato da palavra rei é o termo correto para países de fala inglesa. Há muitas igrejas de São Valdomiro no mundo, algumas das quais usam a forma ucraniana moderna de Volodymyr. Khreshchatik Christening é hoje a principal rua de Kiev. As ruínas de pedra da fundação da igreja Desyatynna (Tithes) podem ser vistas ainda hoje em frente ao museu histórico, perto da catedral de Santo André.
     O rio Dnipro, que flui pelo coração da Ucrânia, é também chamado de Borysthenes, na forma do grego antigo, expressão que se encontra em mapas antigos  ou como Dnieper, em mapas modernos. Esta palavra tem origem na palavra iraniana don ou dan que sigifica  rio.  

A Ucrânia declarou a sua soberania em julho de 1990 e a sua independência em 24 de agosto de1991, antes do desaparecimento da URSS. Hoje a Ucrânia é uma nação de 48 milhões de habitantes, o  maior  país da Europa.
              Pesquisa realizada pela Natacha




Sem comentários:

Enviar um comentário